Após o noivado vem o grande dia, e pode parecer bobagem, mas a maioria das pessoas tem dificuldade em guardar na memória em qual mão usar a aliança de casado.
Mas também, não é para menos, são tantas informações que os noivos passam para a realização desse dia, que na hora H, pode sim dar um branco e não conseguirem lembrar.
Alguns cerimoniais, estão sempre de perto para sussurrar aos ouvidos dos noivos.
Pode acontecer de não ter cerimonial e você ficar perdido nessa hora.
O celebrante pode também dar uma ajudinha nessa hora.
A aliança é um símbolo de compromisso com alguém, e é muito importante que seja usado o tempo todo.
Mas e então em qual dedo usar?
Muitos dizem que deve ser usada no dedo anelar da mão esquerda, pois o mesmo tem uma veia que liga diretamente ao coração.
Sendo assim, uma ligação de amor.
A troca das alianças se dá para este ato amor, dizem também que a aliança foi planejada para ser redonda e sem emendas para que não haja fim.
Por mais que seja uma cultura antiga, ainda é bem tradicional usar esta joia.
Qual mão usa aliança de casado?
Mesmo com o passar dos anos, o uso da aliança continua sendo no dedo anelar, da mão esquerda.
Mas há pessoas que gostam de usar na mão direita, sinceramente não tem determinação certa para isso.
Pode levar em consideração a cultura e costumes de cada país.
Curiosidades sobre as alianças
É de costume que as alianças sejam pagas pelo noivo, mas não é regra, pode muito bem ser paga por algum padrinho ou vários padrinhos, como um presente.
Existem diversos modelos de alianças, e os noivos podem escolher de acordo com o gosto de cada um, estude sempre antes de mandar fazer ou comprar pronta, pois é uma joia que será usada todos os dias.
Algumas pessoas costumam até escrever frases de amor, jargões utilizados pelo casal, ou simplesmente os nomes dos dois, no par das alianças.
Superstição e mitos
Para quem acredita em superstição, aqui vão algumas ligadas a aliança de casamento:
- Não é aconselhado que as alianças de noivado seja comprada junto com a de casamento, pois é um mau pressentimento;
- Não se deve utilizar as alianças de casados, antes do casamento, pode trazer azar;
- Se atente para não esquecer as alianças do casamento, se isso acontecer, peça ao celebrante ou aos pais que as empreste para a cerimonia. Mas depois leve para as alianças para o celebrante abençoa-las;
- E se as alianças caírem no chão, quem deverá recolhe-las é o celebrante, para que não seja uma relação complicada após o casamento;
- Mulheres solteiras não devem usar alianças de casada, sem ter um relacionamento, pois pode trazer má sorte e a mesma ficar solteira para sempre;
- E por último, a noiva não deve emprestar sua aliança para amiga nem por brincadeira, pois pode trazer sentimentos de inveja.
Discurso e a troca das alianças
Após todas essas observações, aconselhamos também que prepare um lindo discurso, pois temos os votos tradicionais, mas que pode ser modificado para os votos individuais e bem sentimentais feito do fundo do coração para o par.
A troca das alianças podem ser feitas, tanto no religioso quanto no civil, existem cartórios que já sabem que muitas pessoas não vão realizar a cerimônia religiosa, que disponibilizam de espaço especifico para a celebração civil.
E ainda o Juiz de Paz, diz algumas palavras e alguns conselhos aos noivos, tornando a cerimonia mais humanizada e é neste momento que ele pergunta se os noivos querem fazer a troca das alianças naquele momento.
Por mais que há regras nas igrejas, conversem sempre com o celebrante sobre os votos, as alianças, homenagem aos pais ou alguém especial e esses momentos que podem trazer muita emoção.
No mais, não esqueça de fazer uma make bem preparada e principalmente a prova d’água, pois serão momentos de muita emoção.
Posso usar a aliança de noivado junto com a aliança de casada?
Isso é uma questão de preferência da noiva.
Mas o ideal é que seja utilizada a aliança de noivado no dedo anelar da mão direita até o dia da cerimônia e no dia seguinte pode passar a aliança de noivado para a mão esquerda junto com a aliança de casada.
Veja mais artigos sobre casamento em nosso Blog.